COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE BRASIL
JOSÉ CARLOS VELOSO PEREIRA DA SILVA 1, CARLA PATRÍCIA G. ALMEIDA CARLA ALMEIDA 1, ÉZIO TÁVORA DOS SANTOS FILHO EZIO TAVORA 1, FABIO CORREIA COSTA FABIO COSTA 1, TIEMI ARAKAWA 1, GISELLE ISRAEL 1, LIANDRO LINDNER LIANDRO LINDINER 1, MARCELA HAUPT BESSIL 1, MARCOS MOREIRA LEITE 1, ANTÔNIO ERNANDES MARQUES COSTA ERNANDES CONSTA 1, NADJA ANTONIA ALVES FARAONE 1, NEIDE GRAVATO DA SILVA NEIDE GRAVATO DA SILVA NEIDE GRAVATO DA SILVA 1, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA MACENA 1, VIRGINIA ISAURA SILVA PERRUCHO 1, SEBASTIAO DE CAMPOS ARINOS JUNIOR 1, JULIANA REICHE1
1. CCAP TB BRASIL - Comitê de Acompanhamento Comunitário de Pesquisas em Tuberculose Brasil
jcarlosve@gmail.com

Período de Realização 

Atividades iniciadas em 25 de agosto de 2017 até o momento atual.

Objeto da experiência 

Formar comitê de pessoas de perfil comunitário ou com consistente inserção comunitária ligados ao movimento de enfrentamento da tuberculose no Brasil.

Objetivos

Acompanhar os diferentes estudos conduzidos no Brasil, no âmbito da tuberculose.

Promover o conhecimento das prioridades e os planos do mundo da pesquisa em tuberculose entre redes de ativistas e pessoas afetadas pela TB.

Promover a consolidação de uma plataforma de advocacy capaz de influenciar a comunidade que faz pesquisa em TB

Metodologia 

A iniciativa do Comitê Diretivo-Constitutivo para o CCAP TB BRASIL é da Área de Mobilização Social da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB). No mês de julho de 2017, foi realizado edital para seleção de candidatos a compor o comitê, com 10 candidatos selecionados, foram realizadas reuniões presenciais em agosto e dezembro de 2017, reuniões virtuais mensais, para seleção de pesquises a serem acompanhadas e estratégia de sustentabilidade.

Resultados

Participação no desenvolvimento de novas ferramentas de controle da TB, junto aos financiadores de pesquisa e formuladores de políticas;

Promoção de advocacy em torno das linhas de pesquisas relevantes para o enfrentamento da TB no Brasil;

Contribuição para a implementação das melhores políticas públicas em TB, a partir dos conhecimentos científicos produzidos no país;

Novas parcerias para sustentabilidade das ações do comitê;

Acompanhar e analisar regularmente protocolos e instrumentos de pesquisa.

Análise 

O envolvimento comunitário no desenvolvimento de pesquisas clínicas, epidemiológicas e comportamentais, enfrenta vários obstáculos, desde a participação da sociedade organizada no planejamento das pesquisas até a divulgação dos resultados. Ainda que existam esforços isolados tanto por parte de pesquisadores como sociedade civil, se faz necessário um investimento maior na sensibilização dos pesquisadores como na capacitação da sociedade cível.

Conclusões e/ou Recomendações

Importante ressaltar que a articulação de espaços que promovam a aproximação da academia cientifica e movimentos sociais, vem sendo proposta de forma estratégica por grande parte de organismos internacionais de pesquisa com objetivo de melhoria na qualidade das pesquisas. O CCAP TB Brasil, já formado, opera na perspectiva de novas parcerias, ainda que exista grandes dificuldades internas (país) de sustentabilidade de ações como esta.



Palavras-chaves:  tuberculose , comunidade , pesquisa , sociedade civil , controle social