RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA UMA ATENÇÃO INTEGRAL A PESSOAS ACOMETIDAS PELA HANSENÍASE
CÁSSIA CIBELLE BARROS DE ALBUQUERQUE 1, DANIELLE CHRISTINE MOURA DOS SANTOS1, MARIA FERNANDA FRANCO DOMINGUES1, MARIA LOUIZE MARQUES CALIXTO1, MARIA CLARA FERREIRA DE FRANÇA1, MARIZE CONCEIÇÃO VENTIN LIMA1, RAPHAELA DELMONDES DO NASCIMENTO1, YSABELLA LUANA DOS SANTOS1, ÉRIKA BEATRIZ CARNEIRO DE SOUZA1
1. FENSG/UPE - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, 2. UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
cassia.cibelle.62@gmail.com

A extensão universitária caracteriza-se como momento de troca de saberes que conecta a universidade, suas ações de ensino e pesquisa com a população, fazendo-se cumprir sua função pedagógica e social. O objetivo do estudo é analisar a formação de alunos de enfermagem inseridos em um projeto de extensão sobre grupos de autocuidado (GACs) em hanseníase. Estudo qualitativo descritivo, realizado com dez alunos da Universidade de Pernambuco inseridos no Projeto de Extensão Sobre Cuidado, Práticas Sociais e Direito à Saúde das Populações Vulneráveis, em 2017/2018. A coleta dos dados foi realizada a partir de questionário aberto sobre as contribuições do projeto de extensão na formação acadêmica, na atuação do extensionista nos serviços de saúde para formação acadêmica e no manejo de doenças tropicais negligenciadas. Os relatos dos estudantes apontam que o projeto contribui na formação acadêmica a partir da integração da teoria com a prática, na construção do conhecimento e na aquisição de experiências acerca da hanseníase por meio das vivências nos GACs. A contribuição da extensão na atuação do aluno nos serviços de saúde para formação acadêmica foi relatada como uma oportunidade de dialogar com pacientes, de compreender a complexidade da hanseníase e praticar uma assistência humanizada. Relativo ao aporte do projeto na formação para o manejo de doenças tropicais negligenciadas foi destacado o acompanhamento de consultas dos pacientes, realização de busca ativa de casos, conhecimento de situações de lutas e como as políticas públicas devem ser voltadas a essa população de forma efetiva. Estudos mostram que a extensão promove o contato entre o ensino na universidade e a aplicabilidade de sua profissão na sociedade, configurando-se em uma ocasião a mais de aprendizado para a realidade profissional. Neste contexto, a reflexão crítica e social intrínseca a extensão atua no desenvolvimento dos estudantes com uma sensibilização e capacitação desses para um cuidado integral e responsável nos grupos de atuação do projeto, no decorrer do processo da formação. A partir do exposto, conclui-se que a extensão universitária é um instrumento essencial para o alcance de uma assistência diferenciada a pessoas acometidas pela hanseníase, pois direciona os discentes para o estudo sobre a temática e as inovações trabalhadas no projeto, enfatiza o respeito, a escuta ao paciente e estimula os futuros profissionais a fazer parte da luta para que a hanseníase seja menos negligenciada.



Palavras-chaves:  Conhecimento, Estudante, Hanseníase