Educação Permanente e Tuberculose: fundamentação teórica de alunas do curso de enfermagem para ações na Atenção Primária em Saúde
LARISSA FREITAS PARDAL 1, JÉSSICA LOPES DA SILVA1, DALILA FREITAS DE ALMEIDA1, JAQUELINE RODRIGUES DE OLIVEIRA1, AFRANIO LINEU KRITSKI1, DARLEIA RAMOS DA RIN1, JORGE EDUARDO PIO1
1. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2. SMS - Secretaria Municipal de Saúde
larissapardal@hotmail.com

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e grave problema de saúde pública. Atividades voltadas para a prevenção da tuberculose utilizando estratégias de educação permanente podem potencializar a iniciativa e a postura crítica dos profissionais e alunos, porque possibilita a reflexão e mudanças nas ações que realizam ou para o qual se preparam na academia. O presente trabalho tem como objetivo descrever etapas de fundamentação teórica para atuação de alunas de enfermagem em projeto de extensão em educação permanente e tuberculose e relatar sobre a importância da participação de alunos em projetos voltados para qualificação em tuberculose dos profissionais de saúde na Atenção Primária. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, com relato de experiências de 3 acadêmicas de enfermagem, selecionadas para integrarem projeto a ser desenvolvido em Unidades de Atenção Primária em Saúde na Área Programática 1.0, no Município do Rio de Janeiro, a partir de março 2018. Na primeira etapa vem sendo realizados encontros presenciais da coordenação do projeto com as alunas para apresentação da relevância, objetivos, etapas do projeto e aprofundamento teórico sobre os temas. As alunas participaram de seminário de pesquisa em tuberculose e Programa Acadêmico de Tuberculose de uma universidade federal para conhecerem trabalhos em curso, além de selecionarem artigos e realizarem apresentações sobre educação permanente e tuberculose. A segunda etapa do projeto consistirá na execução das rodas de educação permanente com os profissionais nas unidades de saúde e na terceira etapa será feita avaliação do projeto. A fundamentação teórica contribuiu para o aprofundamento das alunas sobre tuberculose e educação permanente enquanto metodologia apropriada para construção de espaços coletivos de reflexão, avaliação e mudança nas práticas cotidianas e na qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Essa fundamentação perpassa por todas as etapas do estudo sendo assim considerada o eixo condutor do processo. As iniciativas vinculadas a relevância social da universidade e dos processos de formação em saúde têm buscado juntar os contextos entre universidade, pesquisa e serviços, unindo espaços de diálogos nos diferentes cenários de produção de cuidados. Outros desdobramentos desse estudo serão discutidos com o início das atividades práticas nas Unidades de Saúde.



Palavras-chaves:  atenção primária à saúde, educação permanente, fundamentação teórica, projeto de extensão , tuberculose