Educação Permanente e Tuberculose: fundamentação teórica de alunas do curso de enfermagem para ações na Atenção Primária em Saúde |
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e grave problema de saúde pública. Atividades voltadas para a prevenção da tuberculose utilizando estratégias de educação permanente podem potencializar a iniciativa e a postura crítica dos profissionais e alunos, porque possibilita a reflexão e mudanças nas ações que realizam ou para o qual se preparam na academia. O presente trabalho tem como objetivo descrever etapas de fundamentação teórica para atuação de alunas de enfermagem em projeto de extensão em educação permanente e tuberculose e relatar sobre a importância da participação de alunos em projetos voltados para qualificação em tuberculose dos profissionais de saúde na Atenção Primária. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, com relato de experiências de 3 acadêmicas de enfermagem, selecionadas para integrarem projeto a ser desenvolvido em Unidades de Atenção Primária em Saúde na Área Programática 1.0, no Município do Rio de Janeiro, a partir de março 2018. Na primeira etapa vem sendo realizados encontros presenciais da coordenação do projeto com as alunas para apresentação da relevância, objetivos, etapas do projeto e aprofundamento teórico sobre os temas. As alunas participaram de seminário de pesquisa em tuberculose e Programa Acadêmico de Tuberculose de uma universidade federal para conhecerem trabalhos em curso, além de selecionarem artigos e realizarem apresentações sobre educação permanente e tuberculose. A segunda etapa do projeto consistirá na execução das rodas de educação permanente com os profissionais nas unidades de saúde e na terceira etapa será feita avaliação do projeto. A fundamentação teórica contribuiu para o aprofundamento das alunas sobre tuberculose e educação permanente enquanto metodologia apropriada para construção de espaços coletivos de reflexão, avaliação e mudança nas práticas cotidianas e na qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Essa fundamentação perpassa por todas as etapas do estudo sendo assim considerada o eixo condutor do processo. As iniciativas vinculadas a relevância social da universidade e dos processos de formação em saúde têm buscado juntar os contextos entre universidade, pesquisa e serviços, unindo espaços de diálogos nos diferentes cenários de produção de cuidados. Outros desdobramentos desse estudo serão discutidos com o início das atividades práticas nas Unidades de Saúde. |