METODOLOGIA ATIVA NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
ANDERSON DE ARAUJO MARTINS 1, JACKELINA DE LIMA RODRIGUES 1, JEAN RIBEIRO LEITE1, SORAYA SOLON1
1. UFMS - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
andersonufms@gmail.com

As infecções sexualmente transmissíveis - IST ainda constituem um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo e no Brasil. A educação continuada de profissionais de saúde torna-se essencial no controle e prevenção dessas infecções. O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência de três integrantes do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) na realização de um quiz sobre as IST com acadêmicos de graduação em Enfermagem e avaliar o conhecimento desses sobre o assunto. A ação foi realizada no mês de maio de 2017 em uma universidade privada de Campo Grande MS durante o período noturno. Participaram 32 discentes, com idade variando entre 18 e 34 anos, divididos em três grupos. Após a divisão dos grupos os acadêmicos responsáveis realizaram um jogo de perguntas e respostas abordando as manifestações clínicas, transmissão, evolução, tratamento e prevenção das seguintes IST: Gonorreia, hepatite B, HIV/AIDS e sífilis, onde os participantes deveriam afirmar “concordo” ou “discordo” de acordo com situação apresentada. Observou-se que os estudantes demonstraram um conhecimento bastante superficial acerca do tema, visto que surgiram muitas dúvidas em relação a termos como janela imunológica e prevenção combinada, sobre os estágios clínicos dessas infecções, principalmente da sífilis e HIV/AIDS e os modos de transmissão das hepatites virais. A utilização de estratégias diferenciadas como o SPE na abordagem desse assunto, muitas vezes tratado de forma simplificada na graduação, são um excelente meio na formação complementar de enfermeiros, pois esses atuam diretamente na prevenção e recuperação desses agravos. Tornando-os capazes de desenvolver um raciocínio crítico e reflexivo nas diversas situações, e de obter um olhar holístico sobre o cliente, contribuindo para a formação de profissionais humanizados e comprometidos com a qualidade no atendimento.



Palavras-chaves:  Educação continuada, Enfermagem, IST