EDUCAR PARA JUNTOS CONTROLAR A TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALANY CARLA DE SOUSA PAIVA 1, ERIKA SIMONE GALVÃO PINTO1, DANIELLE GONÇALVES DA CRUZ REBOUÇAS1, SANDY YASMINE BEZERRA E SILVA1, MARIA NAZARÉ CHACON DE MATOS NETA1, CATHIA ALESSANDRA VARELA ATAÍDE1, WENISLAYNE ARAÚJO MIRANDA1, RAYLA PATRÍCIA DA SILVA ANDRADE1, TALITA CRISTINA SILVA DE LIMA1, JARLEIDE CLÉCIA BEZERRA1
1. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
ALANYCARLA@HOTMAIL.COM

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa considerada um problema de saúde pública. Portanto, percebeu-se a importância de se trabalhar a doença no Programa de Saúde na Escola, que integra educação e saúde, e busca consolidar e oferecer melhor qualidade de vida a população. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de uma ação sobre tuberculose em uma escola municipal de Natal/RN. Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa, sobre tuberculose, realizada no mês de abril de 2018, em uma escola municipal da cidade de Natal/RN com os alunos do 5ª ano do ensino médio. A ação foi dividida em três momentos. Primeiro, foi apresentado o grupo responsável pela atividade e os objetivos da ação. Logo após, os alunos participantes se apresentaram com nome, idade e quantas pessoas residiam em seus domicílios. Em seguida, uma dinâmica de acolhimento foi realizada. No segundo momento, realizou-se uma dramatização com duas personagens, na qual uma estava com suspeita de Tuberculose e a outra orientava quanto ao conceito, sinais, sintomas, transmissão e informações com relação à busca por tratamento. Por fim, os alunos foram divididos em 5 grupos e elegeram seus representantes. Cada líder tinha que estourar o balão que continha uma questão como “o que é tuberculose?”, “quais os sinais e sintomas?”, “quais os cuidados?”, “a tuberculose tem tratamento?” e “quanto tempo para o tratamento da tuberculose?”. As respostas foram “bactéria que fica viajando no ar”, “tosse, suor, febre e a pessoa fica magra”, “tomar vacina, ir ao posto, abrir a janela, viver num lugar limpo e arejado”, “tem tratamento” e “tomar remédio por 6 meses”. Participaram da ação 30 alunos com idades entre 9 e 15 anos. Além desses, docentes, discentes e profissionais de saúde, inseridos no Grupo de Pesquisa em Tuberculose da UFRN. A ação educativa teve a receptividade dos alunos e também das professoras da escola.  A atividade foi essencial, para que se pudesse apresentar de uma forma geral a tuberculose para as crianças e dessas ao final, pudesse extrair o máximo de conhecimento. Foi possível observar, que a escola se é um ponto estratégico para a multiplicação das informações sobre a doença, sendo os alunos não apenas receptores de informação, mas também multiplicadores e disseminadores das mesmas. Trabalhar a temática da tuberculose com os estudantes do 5º ano contribuiu para o esclarecimento destes sobre a doença, os tornando disseminadores de informações.



Palavras-chaves:  Educação em Saúde, Serviços de Saúde Escolar, Tuberculose