TRÍPLICE EPIDEMIA DE ARBOVIROSES: RELATO DE EXPERIENCIA
MARCIELLE DOS SANTOS SANTANA 1, GABRIELA PAULA DOS SANTOS ANDRADE1, RENE DUARTE MARTINS1, BEATRIZ MENDES NETA1, NAYANE NAYARA DO NASCIMENTO GALDINO1, ISABELA LEMOS DA SILVA1, RAQUEL DA SILVA CAVALCANTE1, DAYANA CECÍLIA DE BRITO MARINHO1, JOSÉ RIVALDO DE LIMA 1, MEYKSON ALEXANDRE DA SILVA1, HEMELLY RAIALLY DE LIRA SILVA1, NÍVEA ALANE SANTOS MOURA1, DÉBORA MARIA DA SILVA XAVIER1, RAPHAEL ALVES DE MELO DANTAS1, MARÍLIA GABRIELA DE LIMA 1
1. CAV/UFPE - Centro acadêmico de Vitória/Universidade Federal de Pernambuco, 2. IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
MARCIELLE326@GMAIL.COM

A epidemia, que envolve os três arbovírus dengue, zika e chikungunya causou inúmeros efeitos para o âmbito da saúde, só no ano de 2016 foram relatados 1.399.480 casos de dengue . Com isso, é preciso estabelecer estratégias interdisciplinares e acessíveis nos processos educativos dentro da comunidade, que permitam refletir sobre a realidade cotidiana e construir saberes que tragam decisões e ações locais para que a população se empodere de medidas e enfrente a epidemia reconhecendo os sintomas e possíveis tratamentos. O estudo tem como objetivo relatar as experiências do Projeto de Extensão “Educação e Arte: Saúde a toda parte – Deu a Zica”, que estimula, por meio da educação popular em saúde, o conhecimento de práticas para prevenção e promoção do autocuidado. Com base na Educação Cultural em Saúde, o presente projeto utiliza o teatro do mamulengo, como ferramenta problematizadora para orientar e sensibilizar a população. Ele conta com uma equipe de estudantes da área da saúde do Centro Acadêmico de Vitória – (CAV/UFPE). Foi realizado um mapeamento dos Bairros com acesso a saúde considerados insuficiente e com possível aumento desta tríplice epidêmica, localizados na cidade da Vitória de Santo Antão. Avaliada a realidade do território é montada a apresentação do teatro do mamulengo, introdução ao tema proposto, e dinâmica de grupo, objetivando a troca de conhecimento sobre as formas de transmissão e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. O Projeto alcançou, em 06 meses, os bairros Bela Vista, Mario Bezerra e Pirituba, o Seminário de Vigilância em Saúde do CAV/UFPE, e o I Congresso Interdisciplinar do Interior de Pernambuco (CInPE). No decorrer das ações, questionamentos puderam ser esclarecidos e discussões sobre atitudes nas esferas individuais, coletivas, de gestão e políticas que pudessem contribuir para o controle da epidemia, foram notáveis nas rodas de conversa. Ao final de cada intervenção é produzido um “minidocumentário” sobre o trabalho realizado, para divulgar o projeto nos meios de comunicação e mídias sociais. A Educação Popular em Saúde surge como mecanismo significativo de empoderamento social, utilizando o teatro de mamulengo para problematizar situações cotidianas, com o objetivo de tornar o sujeito um participante ativo no processo de educação em saúde, proporcionando transformar a realidade de seu território em um processo contínuo de promoção, prevenção e tratamento de doenças.



Palavras-chaves:  Educação Popular em Saúde, Saúde Publica, Tríplice Epidêmica