TRÍPLICE EPIDEMIA DE ARBOVIROSES: RELATO DE EXPERIENCIA |
A epidemia, que envolve os três arbovírus dengue, zika e chikungunya causou inúmeros efeitos para o âmbito da saúde, só no ano de 2016 foram relatados 1.399.480 casos de dengue . Com isso, é preciso estabelecer estratégias interdisciplinares e acessíveis nos processos educativos dentro da comunidade, que permitam refletir sobre a realidade cotidiana e construir saberes que tragam decisões e ações locais para que a população se empodere de medidas e enfrente a epidemia reconhecendo os sintomas e possíveis tratamentos. O estudo tem como objetivo relatar as experiências do Projeto de Extensão “Educação e Arte: Saúde a toda parte – Deu a Zica”, que estimula, por meio da educação popular em saúde, o conhecimento de práticas para prevenção e promoção do autocuidado. Com base na Educação Cultural em Saúde, o presente projeto utiliza o teatro do mamulengo, como ferramenta problematizadora para orientar e sensibilizar a população. Ele conta com uma equipe de estudantes da área da saúde do Centro Acadêmico de Vitória – (CAV/UFPE). Foi realizado um mapeamento dos Bairros com acesso a saúde considerados insuficiente e com possível aumento desta tríplice epidêmica, localizados na cidade da Vitória de Santo Antão. Avaliada a realidade do território é montada a apresentação do teatro do mamulengo, introdução ao tema proposto, e dinâmica de grupo, objetivando a troca de conhecimento sobre as formas de transmissão e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. O Projeto alcançou, em 06 meses, os bairros Bela Vista, Mario Bezerra e Pirituba, o Seminário de Vigilância em Saúde do CAV/UFPE, e o I Congresso Interdisciplinar do Interior de Pernambuco (CInPE). No decorrer das ações, questionamentos puderam ser esclarecidos e discussões sobre atitudes nas esferas individuais, coletivas, de gestão e políticas que pudessem contribuir para o controle da epidemia, foram notáveis nas rodas de conversa. Ao final de cada intervenção é produzido um “minidocumentário” sobre o trabalho realizado, para divulgar o projeto nos meios de comunicação e mídias sociais. A Educação Popular em Saúde surge como mecanismo significativo de empoderamento social, utilizando o teatro de mamulengo para problematizar situações cotidianas, com o objetivo de tornar o sujeito um participante ativo no processo de educação em saúde, proporcionando transformar a realidade de seu território em um processo contínuo de promoção, prevenção e tratamento de doenças. |