ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA O CONTROLE DE VETORES: CONHECIMENTO PRÉVIO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
RENATA BORGES DE VASCONCELOS1, HÉLIDA MELO FERNANDES1, KELLYANNE ABREU SILVA1, IZAUTINA VASCONCELOS DE SOUZA1, LYVIA PATRÍCIA SOARES MESQUITA1, ANDREA CAPRARA1
1. UECE - Universidade Estadual do Ceará
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Introdução: A Eco-Bio-Social (EBS) é uma abordagem inovadora que une campos teóricos, metodológico e prático para controlar as doenças transmitidas por vetores como o Aedes aegypti . Está alicerçada nos princípios do Pensamento Sistêmico, Transdisciplinaridade, Participação da comunidade, Sustentabilidade, Equidade de gênero e Conhecimento para a Ação, de forma que as ações integrativas sejam implementadas de forma participativa e efetiva. Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os princípios alicerçantes da abordagem EBS prévio à formação no tema. Metodologia : Estudo qualitativo com base na abordagem EBS. Realizado em junho de 2018 em quatro bairros da cidade de Fortaleza/CE, como parte do projeto “Ampliação de Ações inovadoras para controlar doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti”, financiado pelo International Development Research Centre (IDRC) que está acontecendo simultaneamente no Brasil, Colômbia e México. Participaram do estudo: 10 Agentes de Combate às Endemias, 01 Agente de Vigilância em Saúde, 06 Agentes Comunitários de Saúde. A formação em EBS teve duração de 20 horas. Aplicou-se o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) no momento inicial à formação, para apreender o conhecimento prévio dos participantes frente aos princípios da abordagem EBS. Utilizou-se painéis e tarjetas para registro. Dispõe-se de parecer do comitê de ética sob n.º 2.248.326. Resultados : Foram utilizados seis estímulos indutores correspondentes aos princípios EBS para realização do TALP. Transdisciplinaridade foi associada a várias disciplinas no trabalho, disciplina em transformação e em grupo e ir além do conhecimento. Pensamento sistêmico foi referido como vários pensamentos, pensamento em grupo, pessoas dentro de um sistema. Sustentabilidade foi associada à vida sustentável, sustento para a vida, respeito a natureza e organização. Participação social correspondeu a interesses coletivos, ajuda para resolver problemas de um todo, compreensão da sociedade, trabalho em grupo com a sociedade. Equidade de Gênero foi associada a respeito com o outro independente do sexo, respeito a todos. Conhecimento para ação foi relacionado a entender para agir, conhecimento par a as ações dirigidas. Houve um encontro entre o conhecimento prévio e a teoria fundante da abordagem EBS. Conclusão : Tomando como referência um conhecimento elaborado e compartilhado socialmente sobre os princípios da abordagem EBS foi evidenciada uma aproximação com sua concepção teórica.



Palavras-chaves:  aedes, arboviroses, capacitação profissional, controle vetorial