PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA PARA O CONTROLE DAS ARBOVIROSES TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
HÉLIDA MELO FERNANDES1, KELLYANNE ABREU SILVA1, RENATA BORGES DE VASCONCELOS1, ANDREA CAPRARA1
1. UECE - Universidade Estadual do Ceará
helidamelopsi@gmail.com

INTRODUÇÃO: A incidência de epidemias de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti tem demonstrado a necessidade de formular práticas de intervenção integradas à comunidade. A escola emerge como um ambiente favorável para o desenvolvimento de ações de vigilância, reconhecendo no aluno o potencial de mobilizador social. A proposta é fundamentada pelos princípios teóricos e práticos da abordagem eco-bio-social (EBS), que fornece procedimentos metodológicos consistentes e sua validação repousa na experiência adquirida em intervenções anteriores. OBJETIVO : Descrever o percurso desenvolvido por meio da construção de uma proposta de implementação de ações de vigilância nas escolas para o controle das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti . METODOLOGIA : Trata-se de uma experiência vinculada a uma pesquisa mais abrangente financiado pelo IDRC e desenvolvida em parceria com UECE e a prefeitura de Fortaleza, cuja finalidade central propõe a ampliação de intervenções inovadoras para combater o Aedes aegypti . A busca pela definição de abordagens de vigilância participativas que atuem nesse cenário levou ao conhecimento de trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Foi realizado um encontro na própria SME entre os pesquisadores e os profissionais da educação e da saúde responsáveis pelo projeto “Detetives contra o Aedes”. Outro momento importante aconteceu na visita à escola municipal de referência de uma das áreas de intervenção da pesquisa maior. Na ocasião foi apresentado um recorte da pesquisa e feito o reconhecimento do local e da equipe de professores que compõem o quadro do ensino fundamental. RESULTADO : O encontro realizado na SEM permitiu aos pesquisadores conhecer o conjunto de ações previstas a serem aplicadas na rede municipal de ensino. Foi uma oportunidade significativa para compreender como esse trabalho pode ser inserido na proposta de intervenção da pesquisa e construir uma parceria de trabalho no objetivo em comum, a saber, o combate às arboviroses. Na escola os pesquisadores foram bem recebidos pelos docentes e apresentaram um recorte da pesquisa. Os professores levantaram questões sobre o campo entomológico da pesquisa e demonstraram interesse em conhecer melhor os princípios que norteiam a abordagem EBS. CONCLUSÃO : A experiência decorrente desses dois encontros permitiu a construção de um projeto de intervenção com foco na vigilância participativa das arboviroses, a ser aplicado nas escolas, com expansão para a comunidade.



Palavras-chaves:  Arboviroses, Eco-Bio-Social, Escola, Vigilância Participativa