DESAFIOS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PREVENÇÃO AS GEOHELMINTÍASES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MONIKELLY CARMO DA SILVA 1, ANDREIVNA KHARENINE SERBIM1, VIVIANE KARLA NICÁCIO BEZERRA1, MARIA ANDRYELLE DOS SANTOS SILVA1, THAIANE DO CARMO WANDERLEY1
1. UFAL - Universidade Federal de Alagoas , 2. UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
monikelly@outlook.com

O programa Saúde na Escola (PSE) resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, visa à ampliação das ações da saúde no âmbito escolar e está instituído por Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Dentre as propostas de ação estratégica de vigilância em saúde nas escolas públicas brasileiras, o Ministério da Saúde no primeiro semestre de 2018 propôs a campanha anual de geohelmintíases, visando à prevenção de hanseníase, verminoses e tracoma. Esta ação tem como público-alvo os escolares na faixa etária de 5 a 14 anos de idade. Relatar a experiência da participação na campanha para geohelmintíases em uma escola pública na cidade de Arapiraca - Alagoas. Trata-se de um relato de experiência de uma aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca. Inicialmente foi realizada uma conversa com a direção da escola para esclarecimento de informações referentes à campanha e esclarecimento das mesmas para os professores. Foram entregues panfletos de autorização para os escolares solicitarem consentimento dos pais para participarem da campanha; apesar da entrega dos panfletos, alguns escolares não receberam a autorização. As ações educativas voltadas para a prevenção de parasitoses contribuíram na formação de conhecimento dos escolares, interferindo assim na melhora da saúde da comunidade. A campanha teve como meta 511 escolares e destes, teve um alcance de 459. Para o alcance do público alvo necessitou-se um maior número de visitas semanais na escola diante da limitação das informações passadas aos professores e entrega de panfletos aos escolares.O PSE apresenta-se como um desafio para profissionais da saúde, da educação e gestores, pela complexidade da proposta e, pelas amplas demandas desempenhadas nos setores da saúde e educação exigindo assim que novas propostas de abordagem para execução de ações nas escolas sejam elaboradas para fortalecimento do vínculo entre os profissionais; faz-se necessário que os profissionais visem às ações não apenas considerando as metas, mas principalmente as necessidades dos estudantes e que os envolvidos nesta proposta de saúde na escola criem ações coletivas com os pais para esclarecer a proposta do programa e que haja o entendimento por parte deles no que se refere às abordagens a serem realizadas com seus filhos.



Palavras-chaves:  Educação, Intersetorialidade, Programa Saúde na Escola, Saúde