A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE: REVISÃO DE LITERATURA.
JOANA DARC CONCEIÇÃO PINHEIRO DE OLIVEIRA 1, ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO1
1. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
JOANADARCQUE@HOTMAIL.COM

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa marcada pelo seu alto potencial incapacitante causado pelo Mycobacterium leprae. Conhecida como uma doença negligenciada sendo no Brasil de grande relevância para a saúde pública. As técnicas de prevenção, controle e tratamento das incapacidades e deformidades são elementos primordiais na atenção integral às pessoas acometidas pela doença. Assim, as ações educativas a cerca do autocuidado nos serviços de saúde tornam-se uma grande ferramenta para a reinserção social, melhoria da qualidade de vida e na diminuição do estigma. O presente trabalho objetiva realizar a revisão da literatura a cerca da importância dos grupos de autocuidado em hanseníase. Foi realizada uma revisão de literatura com busca nas bases de dados BVS, Scielo e Portal de Periódicos Capes/MEC, no período de Maio – junho 2018 com descritores boleanos AND e OR. Foram incluídos na pesquisa a produção científica publicada entre 2013 e 2018 nos idiomas português e inglês. Foram excluídas as publicações incompletas, artigos sem resumo e que não apresentavam conteúdo de interesse a temática estudada. Foram selecionados 10 artigos. Observou-se que os pontos mais abordados sobre a temática, caracterizados como positivos é a utilização dos grupos como ambiente de troca de experiências e aproximação do profissional com o paciente. É ressaltado que através das atividades realizadas nos grupos de autocuidado são instauradas novas relações entre os atores envolvidos, uma vez que é oportunizado ao paciente o desenvolvimento da autonomia, responsabilização do cuidado com a sua saúde e a diminuição do estigma e para o profissional é proporcionado uma melhor compreensão da situação de saúde dessa população. Outro ponto apreendido diz respeito à utilização dos grupos de autocuidado como ferramenta norteadora das práticas de educação em saúde em hanseníase, já que as atividades educativas configuram-se como elementos primordiais que devem ser inseridos nas ações de controle e eliminação da doença. Neste sentido a promoção do autocuidado por intermédio dos grupos possibilita a efetivação de uma avaliação holística do indivíduo. Portando a relevância dos grupos de autocuidado está no desenvolvimento da humanização na esfera do cuidado bem como a integração entre os usuários e a rede de saúde em uma perspectiva de atenção integral à saúde do paciente portador de hanseníase.

Palavras-chave: Autocuidado, Educação em saúde, Hanseníase, Pessoas com incapacidade física.

 



Palavras-chaves:  Autocuidado, Educação em saúde, Hanseníase, Pessoas com incapacidade física