AÇÃO EDUCATIVA NO COMBATE ÀS PARASITOSES EM ESCOLA DE MACEIÓ
MATHEUS SOARES BARACHO RAMOS 1, FELIPE MANOEL DE OLIVEIRA SANTOS1, RENATA DE SÁ BARRETO PONTES1, MICHELLE VANESSA DA SILVA LIMA1, THAÍS DE OLIVEIRA NASCIMENTO1, FERNANDO LUIZ DE ANDRADE MAIA1
1. UNIT - Centro Universitário Tiradentes, 2. UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, 3. HEHA - Hospital Escola Dr. Helvio Auto
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Dentre as doenças que mais acometem os seres humanos, estão as parasitoses intestinais. Representando assim um alarmante problema para a saúde pública, principalmente em áreas rurais e população de baixa renda, as quais, tornaram-se alvos de prioridade em atenção no combate e prevenção dessas doenças. Este estudo tem por finalidade descrever os resultados das ações educativas e preventivas contra as parasitoses para estudantes de 5 turmas de ensino fundamental na Escola E. Prof. Tarcísio de Jesus, em Maceió-AL. Trata-se de um relato de experiência, que se constitui como um tipo de estudo descritivo que busca apresentar uma reflexão acerca de uma ação vivenciada, sendo de fundamental importância para o meio acadêmico. A Ação foi realizada pelos ligantes da Liga de Infectologia da UNCISAL (Linfecto) na Escola E. Prof. Tarcísio de Jesus com adolescentes. Primeiramente, houve uma explanação sobre cuidados gerais com parasitas nas salas de aulas. Em outro momento, teve a exposição de parasitas e vetores como Ascaris lumbricoides , Taenia saginata , Triatomíneos, Schistosoma mansoni e Tunga penetrans para os presentes visualizarem e assim em cada parasita havia um encarregado para explicar e tirar todas as dúvidas referentes aos parasitas e o que ele pode causar. Os membros da Linfecto tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos relativos à parasitoses, tendo como resultados principais, a consciência comunitária sobre a prevenção e o desenvolvimento da saúde coletiva entre os ligantes. Os alunos na qual a ação foi desenvolvida moram em áreas em que o saneamento básico é insuficiente, tornando os estudantes e suas famílias mais suscetíveis as parasitoses. Assim, através de um contato direto com os alunos e de uma linguagem mais acessível, um debate foi gerado de forma dinâmica, permitindo um entendimento satisfatório dos alunos, já que eles mostravam interesse e interagiam intensamente com os acadêmicos. Com isso, foi notado que apesar de existirem diversas campanhas na mídia relacionadas a estes temas, é de suma importância também um contato mais direto dos profissionais e estudantes de saúde com a comunidade. A ação promovida no local foi de grande importância, haja vista que os ensinamentos transmitidos aos alunos eram desconhecidos. Assim, ao terem uma ciência dos assuntos abordados, através da metodologia aplicada, puderam ter entendimento sobre as principais doenças infecto-parasitárias, bem como a suas prevenções.



Palavras-chaves:  Doenças Parasitárias, Educação em Saúde, Promoção da Saúde