EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIV/AIDS PARA USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE MACEIÓ-AL
ARYANNA VANESSA GOMES TIMÓTEO 1, CLAUDIO JOSÉ SANTOS JUNIOR1, ANDREZA ALMEIDA GUIMARÃES1, BRUNA NUNES DA SILVA1, JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA 1, MARIA ROSA DA SILVA1
1. UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
aryannavanessa@hotmail.com

Introdução:  A educação em saúde é um instrumento importante para a disseminação de conhecimentos para a promoção da saúde e prevenção de agravos relacionados ao HIV/AIDS. Ações educativas, sobre HIV/AIDS podem orientar e capacitar a população sobre as causas da infecção e de que forma podem promover o autocuidado.  Objetivo:  Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem nas ações de educação em saúde realizada nas salas de espera de uma unidade de saúde em Maceió-AL. Métodos : Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, que aconteceu em uma unidade de saúde de Maceió-AL, durante as atividades de uma disciplina sobre a atenção primária à saúde ofertada para os estudantes do terceiro ano do curso de enfermagem de uma Instituição de Ensino superior de Alagoas. A atividade foi realizada no dia 19 de abril de 2017. Participaram da ação cinco acadêmicos de enfermagem, sobre a orientação de um professor. A ação durou cerca de 40 minutos e aconteceu no período da tarde. A finalidade da ação foi apresentar aos usuários da unidade conhecimentos básicos sobre os cuidados a saúde e prevenção da HIV/AIDS. Durante o período foram realizadas orientações sobre: uso de preservativo, testes rápidos de HIV/AIDS, sífilis e hepatite B e C, importância da citologia para prevenção de câncer de colo de útero. Resultados:  Participaram das atividades usuárias e acompanhantes que estavam presentes na sala de espera da unidade de saúde. Os usuários participaram de forma ativa com questionamentos e sanando dúvida. Os acadêmicos puderam perceber que durante a realização da atividade criou-se um vínculo entre usuário e estudante deixando-o confiante em colocar suas experiências sobre o cuidado em saúde o que permitiu que durante a troca de conhecimento o usuário se torna conhecedor sobre a temática. Discussão: Embora os esforços dos acadêmicos em trazer conteúdos atualizados sobre forma de infecção pelo vírus, sobre a doença, como promover o autocuidado, estratégias de prevenção, entre outros, o cuidado em saúde, no que diz respeito à prevenção de agravos e promoção da saúde, também depende do usuário. Conclusão:  A educação em saúde pode proporcionar aos acadêmicos a experiência de atuar como facilitadores de informações importantes sobre saúde e, também, experimentar a troca de conhecimentos coma população.



Palavras-chaves:  Aids, Educação em Saúde , Saúde Pública