AVALIAÇÃO DE UM ATIVIDADE EDUCATIVA PARA CONHECIMENTO E CONTROLE DO AEDES NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ-RN
MARINA MENDONÇA DE MIRANDA 1, BIANCA NAYARA LEITE SIQUEIRA1, RODRIGO ALVES DE MELO1, ANA CATARINA GOMES ANTUNES1, ANA GABRIELA MIRANDA BARBOSA1, ERICK DAVID DE SOUZA CASTRO1, HARIADNE DE SOUZA VIÇOTO1, JARISON FERREIRA AQUINO1, SARAH LIS ARAÚJO MELO1, RENATA CLAZZER1, PATRÍCIA BATISTA BARRA MEDEIROS BARBOSA1, MARIA DE FÁTIMA DE MELO FREIRE XIMENES 1, MARIA MARÍLIA LEITE CARLOS1
1. UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , 2. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
MARINAMMM5@HOTMAIL.COM

O conhecimento do mosquito Aedes é fundamental para uma efetiva participação da população na busca e eliminação dos criadouros domésticos. Assim, o presente trabalho avaliou a efetividade de uma ação educativa realizada em sete escolas públicas de Mossoró-RN, município com elevados índices de infestação, no período de agosto de 2017 a junho de 2018. A ação consistiu na montagem de um laboratório itinerante constituído de várias estações sobre as diversas formas de desenvolvimento do inseto. Antes da ida ao laboratório, os participantes assistiam uma explanação sobre a biologia e comportamento do Aedes com duração de 10 minutos. O tempo de permanência no laboratório foi em média 10 minutos. A eficácia da ação foi realizada pela comparação dos acertos dos questionários de sondagem e averiguação, contendo as mesmas perguntas e aplicado um dia antes e algumas semanas após a ação. Para análise foi utilizando o teste t ao nível de significância de 5%. Na segunda oportunidade, os alunos também responderam um questionário de avaliação. Participaram da ação 1711 alunos do 6º ao 9º, sendo analisados 577 questionários, tendo como critério a assinatura dos TCLE e TALE. Observou-se que os alunos tinham um conhecimento satisfatório sobre as doenças transmitidas pelo Aedes e formas de controle. Todavia, houve uma elevação nos acertos nos itens relacionados a transmissão, especialmente na participação dos insetos adultos (44,87% para 55,49%) e das fêmeas (56,1% para 68,1%), na forma de infecção do inseto (35,55% para 53,92%) e no reconhecimento das formas aquática, especialmente da pupa (52,62% para 65,4%). O percentual de alunos que afirmaram reconhecer todas as formas de desenvolvimento do Aedes elevou-se de 23,38% para 77,4%. As informações foram compartilhadas por 69,9% dos alunos, em especial com os pais (45%). A ação estimulou a busca por focos (66,37%) e 27,47% obtiveram êxito, mas apenas 12,37% mantiveram as buscas. Os resultados indicam que ação educativas com crianças e adolescentes podem contribuir na divulgação de informações sobre o Aedes, estimulando a participação e auxiliando no conhecimento do inseto e, por conseguinte, na identificação e eliminação de focos no ambiente doméstico. Todavia, percebe-se que as atividades educativas além de atrativas devem ser rotineiras, afim de garantirem um estado de sensibilização constante.



Palavras-chaves:  Educação em saúde, Identificação de vetores, Laboratório itinerante