VIVÊNCIA EDUCATIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NO MINICURSO “A ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL E A VIGILÂNCIA ATIVA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
INTRODUÇÃO: Crianças e adolescentes apresentam cada vez mais coparticipação em ações no combate às arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya. As intervenções educativas com escolares praticadas em estados brasileiros e em grandes países apresentam resultados positivos no conhecimento sobre o assunto e na mudança comportamental da comunidade. Estudos como a abordagem eco-bio-social evidenciam que o conhecimento ecológico, biológico e social dos determinantes de transmissão vetorial das arboviroses propõem uma ressignificação do processo saúde-doença e sugerem uma real mudança de hábitos individuais e coletivos. OBJETIVO: Relatar a vivência educativa de três acadêmicos de medicina da Universidade Estadual do Ceará no minicurso intitulado “A abordagem eco-bio-social e a vigilância ativa na prevenção e controle do Aedes aegypti ”. DESENHO DO ESTUDO: Relato de experiência, em uma escola municipal, com a participação dos graduandos, sobre a implementação da abordagem eco-bio-social em ambiente escolar para a educação e promoção da saúde no controle do Aedes aegypti . MÉTODOS: O minicurso foi ministrado por dois pesquisadores e auxiliado pelos três acadêmicos, com atividades de exposição dialogada, estudo de caso, círculo de cultura e avaliação do encontro. Contou também com atividades interativas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) na apresentação de maquetes e distribuição de materiais informativos. RESULTADOS: O minicurso despertou a curiosidade e cativou a atenção de seu público-alvo e da equipe condutora; permitiu a discussão sobre a ressignificação de conceitos relacionados ao processo saúde-doença, agindo como uma via de acesso à toda a comunidade, uma vez que os alunos foram instruídos a orientar ações de combate ao vetor no seu domicílio. O ambiente interativo, igualitário e lúdico estimulou o diálogo. Os escolares expuseram vivências individuais e questionamentos. DISCUSSÃO: A transdiciplinaridade e a integração entre o conhecimento individual e coletivo, que foram colocadas em discussão, mostraram uma relação construtiva e positiva para a formação dos escolares, como também para a equipe condutora do minicurso. CONCLUSÃO: Foi construído coletivamente um aprendizado crítico, sendo uma experiência enriquecedora com dialogicidade entre todos os envolvidos. |