RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM BASE NA ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL EM AMBIENTE ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O CONTROLE DO VETOR AEDES AEGYPTI
SUYANNE FREIRE DE MACÊDO 1, ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT1, ANDREA CAPRARA 1
1. UECE - Universidade Estadual do Ceará
suyanneefreire@hotmail.com

INTRODUÇÃO : As arboviroses D engue, C hikungunya e Zi ka são transmitidas pelo vetor Aedes aegypti, mosquito com hábitos domésticos e abrig o nos domicílios ou em ambiente peridomiciliar. Diversas estratégias baseadas em alternativas inovadoras objetivam o controle deste vetor, dentre elas a abordagem eco-bio-social, que se destaca pela aplicação de conceitos e práticas que apostam na participação social, na educação em saúde, no cuidado ambiental e na articulação intersetorial para eliminação de potenciais criadouros . OBJETIVO : Relatar a experiência de educação em saúde embasada na abordagem eco-bio-social realizada em um ambiente escolar para a promoção da saúde e o controle do vetor Aedes aegypti . DESENHO DO ESTUDO: Relato de experiência que versa sobre as atividades realizadas em uma escola municipal de Fortaleza como parte das ações de um projeto de dissertação. MÉTODO: O público alvo foram trinta alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. RESULTADOS: As atividades subdividiram-se em quatro momentos: o preenchimento de questionário semiestruturado com questões relacionadas ao conhecimento prévio sobre o Aedes aegypti, a morbimortalidade por ele produzida e o perfil dos participantes; um minicurso de 4h intitulado “A abordagem eco-bio-social e a vigilância ativa na prevenção e controle do Aedes Aegypti ”; a técnica Photovoice , em que acompanhados pela pesquisadora e um Agente de Controle de Endemias, os alunos percorreram o perímetro interno escolar para o registro fotográfico do que foi abordado durante o minicurso; a realização de grupo focal para o registro das impressões orais sobre as fotos e atividades realizadas. A escola também recebeu por três dias a exposição de material educativo com acesso à visitação para alunos e comunidade. Foram disponibilizados stands com maquetes simbolizando os criadouros e ciclo larvário com o vetor vivo e materiais impressos educativos . DISCUSSÃO: As atividades promoveram a reflexão bem como a potencialização do protagonismo dos escolares na perspectiva da educação e promoção da saúde na ótica d a abordagem eco-bio-social. Num contexto de campanhas de controle e prevenção das arboviroses de caráter emergencial e paliativo, as ações de vigilância ativa e educativa fortalecem a promoção reflexiva da p ráxis, assentando bases para políticas ambientais futuras e possibilitando importantes contribuições para a interação entre meio ambiente e saúde. CONCLUSÃO : Recomenda-se ações de educação em saúde nas escolas.



Palavras-chaves:  Arboviroses, educação em saúde, promoção da saúde