EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A DENGUE PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA, PIAUÍ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Diante desse cenário, o Programa Nacional de Controle da Dengue, visando a informação da população para o combate ao vetor, defende a inclusão de ações integrativas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Outrossim, trabalhar a temática com crianças proporciona a propagação do conhecimento, assim como resultados positivos para o futuro. O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência de acadêmicos em abordagem lúdica sobre a dengue para informar crianças a respeito de medidas preventivas, buscando a capacitação da identificação dos focos. Foram utilizados teatro, dando ênfase nas atitudes da comunidade que desencadeavam a dengue, músicas educativas e, ao final do processo, uma atividade de fixação do conteúdo abordado, desenvolvidos pelos acadêmicos envolvidos na abordagem e aplicados no 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Parnaíba-PI em março de 2018. As crianças demonstraram interesse pelas atividades, contribuindo com opiniões e questionamentos. No momento da dramatização houve interação dos acadêmicos com perguntas sobre qual conduta seria ideal, quais consequências as atitudes erradas teriam, e as crianças colaboraram interagindo, assim fortalecendo, ainda mais, a educação transmitida. As músicas traziam conotação educativa e reflexiva, relacionado ao conteúdo abordado na dramatização. O processo foi finalizado com uma atividade de fixação, que trazia como questionamentos a identificação de focos do mosquito Aedes aegypti, métodos de prevenção e consequência da dengue para a saúde da população, trazendo linguagem simples e ilustrações. Foi perceptível a importância dessas estratégias como mecanismo de informação sobre a temática abordada e como é notória a contribuição na formação acadêmica a inserção de práticas em educação em saúde, visando o combate baseando-se na política de prevenção. Assim, observamos a importância da educação em saúde para que se tenha êxito na prevenção da dengue. Trabalhar a reflexão dos agravos e sensibilizar sobre o tema promove um impacto positivo que pode ser avaliado no desenvolvimento das ações. Além disso, trazer o lúdico para o campo da informação é um relevante mecanismo de intervenção que pode ajudar na efetivação da promoção da saúde. |