EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A DENGUE PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA, PIAUÍ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ANA INDYGRIANI RODRIGUES 1, JHOANA D’ARC LOPES DE SOUSA1, HELLEN SORAYA DE BRITO SOUZA1, DANILO SILVA VIEIRA1, CINTYA DO NASCIMENTO PEREIRA1, DIANA DAMASCENO DE BRITO1, CRISTIELE RODRIGUES DA SILVA1, GABRIEL FRAZÃO SILVA PEDROSA1
1. UFPI - Universidade Federal do Piauí, 2. UESPI - Universidade Estadual do Piauí, 3. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
indygliane@gmail.com

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Diante desse cenário, o Programa Nacional de Controle da Dengue, visando a informação da população para o combate ao vetor, defende a inclusão de ações integrativas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Outrossim, trabalhar a temática com crianças proporciona a propagação do conhecimento, assim como resultados positivos para o futuro. O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência de acadêmicos em abordagem lúdica sobre a dengue para informar crianças a respeito de medidas preventivas, buscando a capacitação da identificação dos focos. Foram utilizados teatro, dando ênfase nas atitudes da comunidade que desencadeavam a dengue, músicas educativas e, ao final do processo, uma atividade de fixação do conteúdo abordado, desenvolvidos pelos acadêmicos envolvidos na abordagem e aplicados no 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Parnaíba-PI em março de 2018. As crianças demonstraram interesse pelas atividades, contribuindo com opiniões e questionamentos. No momento da dramatização houve interação dos acadêmicos com perguntas sobre qual conduta seria ideal, quais consequências as atitudes erradas teriam, e as crianças colaboraram interagindo, assim fortalecendo, ainda mais, a educação transmitida. As músicas traziam conotação educativa e reflexiva, relacionado ao conteúdo abordado na dramatização. O processo foi finalizado com uma atividade de fixação, que trazia como questionamentos a identificação de focos do mosquito Aedes aegypti, métodos de prevenção e consequência da dengue para a saúde da população, trazendo linguagem simples e ilustrações. Foi perceptível a importância dessas estratégias como mecanismo de informação sobre a temática abordada e como é notória a contribuição na formação acadêmica a inserção de práticas em educação em saúde, visando o combate baseando-se na política de prevenção. Assim, observamos a importância da educação em saúde para que se tenha êxito na prevenção da dengue. Trabalhar a reflexão dos agravos e sensibilizar sobre o tema promove um impacto positivo que pode ser avaliado no desenvolvimento das ações. Além disso, trazer o lúdico para o campo da informação é um relevante mecanismo de intervenção que pode ajudar na efetivação da promoção da saúde.



Palavras-chaves:  Dengue, Educação para a Saúde Comunitária, Saúde Pública