UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HANSENÍASE
VINÍCIUS RODRIGUES DE OLIVEIRA 1, RAIMUNDO TAVARES DE LUNA NETO1, MARIA JENY DE SOUSA OLIVEIRA1, ARETHA FEITOSA DE ARAÚJO1, ALICIANE SOBREIRA LIMA1, MARIA LUIZA SANTOS FERREIRA1, ANA KAROLINE ALVES DA SILVA 1, LIZANDRA TORRES LIMA1, TEODORO MARCELINO DA SILVA 1, ANTONIO WELLINGTON VIEIRA MENDES 1, AMANDA KELLY DE QUEIROZ PIRES1, ROZANY GONÇALVES FERNANDES1, LETÍCIA GOMES DA SILVA 1, ANDREZA VITOR DA SILVA 1, MILENA SILVA FERREIRA1, LINDALVA MARIA BARRETO SILVA 1, GILIARDE ANDRADE SILVA 1, MARIANA CORDEIRO DA SILVA 1, STÉFFANE COSTA MENDES 1, PEDRO CARLOS DE ALMEIDA BENTO 1
1. URCA - Universidade Regional do Cariri, 2. FJN - Faculdade de Juazeiro do Norte
viniciusrodriguesvro@gmail.com

INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa crônica ocasionada pela bactéria Mycobacterium leprae. Essa enfermidade se apresenta como um grande problema de saúde pública, havendo indícios de sua existência desde os tempos antigos onde a mesma era considerada incurável. Atualmente com a evolução medico-cientifica essa doença é curável, sendo que a melhor maneira de intervir no problema, é desenvolver ações que visem a prevenção. O Ministério da Saúde pontua a relevância de se trabalhar as ações de educação em saúde com finalidade de eliminação da moléstia. OBJETIVO: Relatar as experiências vivenciadas durante a realização de uma ação de educação em saúde sobre hanseníase e seus impactos na comunidade.   METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca de uma ação de educação em saúde sobre hanseníase realizada por uma enfermeira e um acadêmico de enfermagem, no dia 01 de fevereiro de 2018, na escola municipal Arakén Sedrin de Aguiar em Cedro-CE. Os dados da atividade foram coletados e estudados com base na literatura. RESULTADOS: A ação foi realizada com os alunos do terceiro, quarto e quinto ano da modalidade ensino fundamental com faixa etária entre 8 e 11 anos. A ação se deu em dois momentos, a priori iniciou-se a ação com um vídeo lúdico sobre a doença, a partir dai construiu-se um debate sobre o que era hanseníase, as crianças bem participativas ao final do vídeo já relatavam casos que vivenciaram envolvendo a enfermidade. Posteriormente a enfermeira e o estudante de enfermagem através de slides recreativos apresentaram informações sobre a doença, versando como se dá a transmissão, profilaxia, terapêutica e como identificá-la. As crianças bem prestativas ao final da apresentação tiveram várias dúvidas que foram sanadas, além disso as mesmas trouxeram relatos sobre amigos e/ou familiares que possuíam sinais da hanseníase. DISCUSSÃO: Através da ação foi possível conscientizar as crianças acerca do problema que é a hanseníase e seus danos a saúde, além de forma-los como disseminadores de conhecimento dentro do seu lar e consequentemente comunidade, fazendo com que haja uma maior vigilância e adoção de medidas preventivas contra a patologia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Faz-se relevante as ações de educação em saúde, pois visam a promoção do bem-estar e prevenção de agravos. A atividade foi efetiva pois gerou na criança um olhar mais aguçado sobre a hanseníase.

 



Palavras-chaves:  Hanseníase, Educação em saúde , Enfermagem