EXTENSÃO REVIVAIDS: RECONSTRUINDO A VISÃO SOCIAL A CERCA DO HIV/AIDS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
JÚLIA BUONAFINA DA SILVA1, BEATRIZ DE OLIVEIRA FABIANO1, MAURIZENE RODRIGUES SILVA1, ROSÁRIO ANTUNES FONSECA DE LIMA1
1. FENSG-UPE - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças- Universidade de Pernambuco
juliabuonafina@gmail.com

A pessoa que vive com HIV/AIDS encontra-se cercada pelas barreiras impostas pelo preconceito, sendo a principal delas a falta de informação. Nesse sentido o acadêmico que possui contato com a extensão tem a oportunidade de sair dos limites da universidade e trabalhar com a população temas estigmatizados, levando informação de qualidade, de forma clara e objetiva. Esse trabalho tem por propósito relatar a vivência de acadêmicas durante as ações de um projeto de extensão universitária que trabalha a visibilidade e empoderamento de pessoas que vivem com HIV/AIDS. Estudo realizado por acadêmicas de enfermagem, Extensionistas do projeto REVIVAIDS (Reconstruindo a Visão Sobre Pessoas que Vivem com HIV/AIDS), sendo de caráter qualitativo, realizado no período de Maio a Dezembro de 2017, totalizando 10 ações, destas 8 foram mensais e 2 quinzenais. Tendo como local de estudo uma casa de apoio a mulheres que vivem com HIV/AIDS, localizada bairro de Dois Unidos em Recife-PE. A amostra consistiu nas residentes no local, atingindo-se aproximadamente 7 mulheres  por visita, o número é estimado pois o recinto possui alta rotatividade, logo o contingente atingido foi bem variado.  As ações ocorreram no formato de rodas de conversa, com o intuito de por os presentes em posição de igualdade favorecendo a troca de saberes. Em cada encontro foram trabalhados temas diferentes, trazendo a discussão sempre assuntos relevantes, como: a reafirmação do vínculo entre as residentes na casa; construção da identidade pessoal com foco na autoestima e aceitação, adesão à terapia antirretroviral e cuidados relativos à higiene íntima por meio da prática do autocuidado.  Nesse contexto, o grupo valeu-se de mecanismos lúdicos para trabalhar os assuntos de forma mais didática. Por meio deste estudo, foi percebido o quão a extensão universitária é relevante, visto que proporcionou tanto para as acadêmicas quanto para as mulheres momentos de discussão, oportunizado pelo diálogo aberto, sem censuras e preconceitos, com informação de qualidade.



Palavras-chaves:  Educação em saúde, Empoderamento, Reconstrução