PARASITOLOGIA NA ESCOLA: JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E COMBATE ÀS DOENÇAS PARASITÁRIAS
DIEGO SANTANA JERÔNIMO DA SILVA 1, THAÍS EMMANUELLY MELO DOS SANTOS1, JULIANA DA SILVA SOUSA1, DÉBORA MARIA SANTANA DA SILVA 1, ANDRÉ DE LIMA AIRES1, MÔNICA CAMELO PESSÔA DE AZEVEDO ALBUQUERQUE1
1. UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
diegosantana433@gmail.com

Trabalhar a educação em saúde no controle das parasitoses em comunidades com déficit em saneamento básico e educação sanitária é muito importante, devido ao alto risco de transmissão dessas doenças, sobretudo quando se trata da população mais jovem como as crianças, pois o impacto fisiológico da afecção parasitária é muito maior do que em outras faixas etárias.O PET-Parasitologia - UFPE, um grupo do Programa de Educação Tutorial do MEC/SESu, tem atuado nesse sentido quando se propõem a desenvolver trabalhos de Educação em Saúde no controle das parasitoses junto aos escolares do ensino  Fundamental da Escola Pe. Henrique Vieira, localizada na Comunidade Quilombola Onze Negras, município do Cabo de Santo Agostinho- PE, região caracterizada por ser vulnerável a diversas doenças parasitárias. Portanto, o objetivo do trabalho foi demonstrar as principais ferramentas educativas utilizadas pelo grupo PET-Parasitologia e a forma como elas foram trabalhadas, a fim de estimular o aprendizado e o senso crítico das crianças no controle das doenças parasitárias. Trata-se de um estudo observacional prospectivo. Esse trabalho tem sido desenvolvido desde 2012, com frequência de quatro ou cinco encontros por semestre letivo. Como instrumento de ensinagem dos diversos aspectos das parasitoses, foram utilizadas atividades com jogos, como: jogos da memória, jogos de tabuleiro, encontre o erro e caça-palavras. Os jogos da memória, por exemplo, mostram hábitos saudáveis e as  formas evolutivas dos parasitos. No Encontre o Erro são mostradas imagens cotidianas de alguma prática inadequada que expõe os indivíduos a infecções parasitárias. Ao ser encontrado o erro, o tema foi debatido com auxilio dos alunos PETianos. Além dos jogos, desenhos para colorir e atividades com massa de modelagem também foram desenvolvidas para reproduzir as formas evolutivas dos parasitos e retratar o cenário de transmissão das doenças parasitárias. A partir dessas atividades os escolares vêm construindo conhecimentos sobre os parasitos, as doenças que provocam e como preveni-las. Os jogos foram elaborados com a intenção de despertar a análise crítica e a percepção inovadora dos escolares, assim como disseminar as informações sobre o tema na comunidade. É de extrema importância, principalmente em regiões de risco, trabalhar a Educação em Saúde no controle das parasitoses, visto que através da educação a população se apropria do conhecimento e passa a ser um agente de combate dessas doenças.



Palavras-chaves:  Educação em saúde, Parasitoses, PET-Parasitologia, Vigilância em saúde