Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 715-1

Mini-comunicação


715-1

PONTOS DE SEGURANÇA PARA APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA NA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)

Autores:
Alexandra Terumi Aseka1, Alessandra Martins de Souza1, João Roberto Antônio1, Carlos Roberto Antônio1, Livia Arroyo Trídico1
1 FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Resumo:
Introdução

DTM afeta a estrutura musculoesquelética da cabeça e pescoço gerando sintomas (cefaleia, dor local, desgaste dentário, etc). O tratamento com toxina botulínica (TB) alivia os sintomas. Na maioria dos casos, trata-se o músculo masseter associado ou não ao temporal. Propomos o tratamento de outros músculos envolvidos na DTM para otimizar resultados.



Métodos

10 pacientes tratados com TB nos músculos masseter, temporal, platisma e pterigoideo. Temporal: 2 unidades em ponto a 1cm do tragus. Masseter e Pterigoideo: 5 unidades por ponto, dois pontos a 1cm da linha auricular e dois pontos a 2cm da linha auricular. Platisma: 3 unidades por ponto em três pontos localizados a 0,5cm abaixo da linha mandibular (1,5cm de distância).



Resultados

Melhora importante dos sintomas em todos pacientes com duração média de 04 meses. Sem efeitos colaterais.



Discussão

A maioria das técnicas descritas utilizam doses elevadas de TB (100 – 150UI) no músculo masseter e temporal, aumentando risco de efeitos colaterais (dificuldade de mastigação, fala e alteração na aparência). Tratar outros músculos envolvidos no fechamento mandibular pode otimizar resultados reduzindo efeitos colaterais, pois utilizamos doses menores de toxina em mais pontos.



Conclusão

Essa Técnica de aplicação de TB para DTM é segura e eficaz sem efeitos colaterais.