Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 696-3

Mini-comunicação


696-3

Transplante de melanócitos utilizando couro cabeludo como área doadora pela técnica FUE

Autores:
Taiane Medeiros Terra1, Marilene Chaves Silvestre1, Samir Pereira1, Carolina Inka Sampaio Gressler1, Nayara Rubia de Araujo Virgulino1, Luiz Fernando Froes Fleury Junior1
1 UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo:
Introdução

Nos casos refratários de vitiligo, o transplante de melanócitos é uma opção terapêutica.



Métodos

Apresentamos técnica de transplante de melanócitos utilizando o couro cabeludo como área doadora através do FUE (follicular unit extraction).



Resultados

Paciente feminino, com vitiligo estável e refratário, foi submetida a transplante de melanócitos em região de membro superior direito. Feito extração de unidades foliculares de região occipital através de FUE com punch de 1,0mm. Para minimizar a possibilidade de crescimento de pelos na região receptora foi realizado a secção do bulbo capilar com bisturi. Na área receptora foi utilizado punch de 0,9mm. Nas primeiras semanas, houve discreto crescimento de pelos com posterior queda espontânea, sem epilação anormal posterior. Paciente vem apresentando favorável pigmentação local.



Discussão

Transplante de melanócitos utilizando punchs é técnica bem documentada. Suas limitações são: tratamento de grandes áreas, possibilidade de aparência de “paralelepípedos” na área doadora e receptora e possível fenômeno de Koebner na região doadora. Optamos por utilizar o couro cabeludo devido a cicatrização estética favorável da técnica FUE e por ser uma região sabidamente rica em melanócitos.



Conclusão

Conclui-se que o couro cabeludo pode ser um importante sítio doador de melanócitos. Além de cicatrização imperceptível, permite a extração de grande quantidade de unidades de enxertia.