Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 696-2

Dermatologia Jovem - Investigação


696-2

Transplante de melanócitos com micropunch motorizado em vitiligo refratário

Autores:
Bruno Ricardo Silva Albernaz1, Luiz Fernando Froes Fleury Junior1, Ana Maria Quinteiro Ribeiro1, Mayra Ianhez1, Lorena Dourado Alves1, Taiane Medeiros Terra
1 UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo:
Introdução

O vitiligo é uma discromia que impacta a qualidade de vida. Opta-se por tratamento cirúrgico em casos estáveis. A técnica mais empregada é a microenxertia por punch, que consiste em transplante de tecido cutâneo de uma área doadora pigmentada para uma área receptora acrômica. Essa técnica permite excelentes resultados com taxas de repigmentação entre 90-100% em 75% dos casos.



Métodos

Relata-se caso de paciente feminina com vitiligo estável em colo e antebraços, refratária a tratamentos clínicos e fototerapia.



Resultados

Foram retirados fragmentos contendo epiderme, derme e subcutâneo com punchs de 1,2mm da região cervical posterior, com posterior implantação com micropunch motorizado em áreas de 1,0mm em antebraços. Foram realizadas duas sessões com três meses de intervalo. Na primeira foram implantadas 115 unidades no antebraço direito e 105 no antebraço esquerdo. Foi reiniciada fototerapia UVB (2 sessões semanais) após 3 semanas. Na segunda sessão foram implantadas 77 unidades em antebraço esquerdo.



Discussão

Observamos repigmentação inicial nas áreas enxertadas com posterior extensão para área adjacente. A pele encontra-se lisa e esteticamente aceitável, em processo de repigmentação.



Conclusão

Esse caso evidencia a eficácia da técnica de microenxertia por punch com implantação de centenas de unidades em paciente com vitiligo estável, com resultado estético satisfatório.