Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 629-1

Investigação


629-1

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA HIDRATANTE DO ESTRATO CÓRNEO DE UM PRODUTO CONTENDO PRÉ E PROBIÓTICOS EM INDIVÍDUOS COM XEROSE

Autores:
Antonio Gomes Neto1,2, Paula Tavares Colpas1,2
1 CONSULTÓRIO PRIVADO - Médico Dermatologista , 2 THERASKIN - Consultor Médico

Resumo:
Introdução

A manutenção da integridade da barreira cutânea para a melhora da hidratação é fundamental no tratamento de várias doenças cutâneas. Recentemente, fatores relacionados com a microbiota cutânea foram relacionados com a alteração de barreira. Uma loção hidratante contendo prebióticos e probióticos foi desenvolvida e testou-se seu potencial de aumento da hidratação da pele por período prolongado.



Objetivo

Avaliar instrumentalmente a capacidade hidratante de um produto com prebiótico e probiótico em adultos com pele seca.



Métodos

Após aprovação do CEP e assinatura pelo responsável do TCLE, as voluntárias foram avaliadas por dermatologistas, para a participação do estudo clínico, prospectivo, comparativo, randomizado, aberto. Foram selecionados voluntários com critérios de pele seca do antebraço perante a corneometria(<=45U). Avaliou-se a corneometria antes do uso da loção e novamente após 1,2,3,6 e 24 horas, utilizando 2mg/cm2 do produto em uma área de 25cm2 delimitada no antebraço. Uma área com as mesmas dimensões foi mantida sem tratamento para controle.



Resultados

Completaram o estudo 22 voluntários do sexo feminino(34–60 anos), não sendo observados eventos adversos relacionados ao uso do produto. O produto aumentou a hidratação do estrato córneo em todos os períodos avaliados, mantendo um aumento em relação ao início do estudo de 12% após 24 horas em relação ao controle (p<0,05).



Conclusão

O uso de uma loção que contribui na manutenção da homeostase da microbiota cutânea através de pré e probióticos mostrou-se uma boa opção terapêutica na manutenção da integridade da barreira cutânea e melhora prolongada da hidratação.