Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 536-1

Dermatologia Jovem - Investigação


536-1

Reconstrução de Ferida Operatória na Pálpebra Superior com Retalho de Tenzel

Autores:
EMILIANO ARANTES1
1 UNIRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

Resumo:
Introdução

A reconstrução de defeitos nas pálpebras representa um desafio aos cirurgiões por sua complexidade anatômica e funcional . Essa região pode ser acometida por anomalias congênitas, traumatismo e tumores, sendo o carcinoma basocelular (CBC) o mais frequente. A incidência desse tumor obedece à seguinte distribuição: 70% na pálpebra inferior, 20% no canto medial, 7% na pálpebra superior, e 3% no canto lateral .



Métodos

O trabalho foi feito por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico e revisão da literatura.



Resultados

Paciente de 55 anos com CBC palpebral superior esquerdo cuja exérese com margens de segurança resultou um defeito maior que 50% da mesma . A reconstrução com retalho de Tenzel foi escolhida, com excelente resultado estético e funcional .



Discussão

Defeitos de 40 a 60% na região medial da pálpebra superior ou na pálpebra inferior têm indicação do retalho de Tenzel. Após a cantotomia lateral e cantólise, desenha-se o retalho em semicírculo com concavidade superior , cujo deslizamento medial possibilita o fechamento total com mínima tensão e manutenção funcional e estética .



Conclusão

O retalho de Tenzel é uma opção segura, de simples execução e excelente resultado estético para a reconstrução de defeitos palpebrais superiores e inferiores .