Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 508-2

Dermatologia Jovem - Investigação


508-2

Siringoma Limitado às Regiões Axilares: um Relato de Caso Raro

Autores:
Vanessa Rocha de Moura Moreira1, Elisa Raquel Martins da Costa Marques1, Adriana Matter1, Beatriz Borusiewicz Tavares1, Virna Luíza Oliveira1
1 HSPM - Hospital do servidor Público Municipal de São Paulo

Resumo:
Introdução

O siringoma é uma neoplasia anexial benigna de origem nos ductos écrinos intraepidérmicos. Afeta, principalmente, mulheres de meia idade, podendo apresentar-se na forma localizada, familiar, generalizada ou associada com Síndrome de Down. O siringoma limitado às regiões axilares é um fenômeno raro e um caso deste será aqui relatado.



Métodos



Resultados

Mulher, 58 anos, apresentando erupção cutânea assintomática restrita às axilas há um ano.  História prévia de Paget mamário tratado cirurgicamente. O exame físico revelou múltiplas pápulas eritemato - acastanhadas ou na cor de pele, firmes e achatadas, com 1 a 3 mm de diâmetro, monomórficas e distribuídas bilateralmente nas axilas. Não havia lesões em outras regiões do corpo. O exame histológico foi compatível com siringoma axilar.



Discussão

O siringoma é uma neoplasia benigna, com etiopatogenia ainda incerta, que pode associar-se ao diabetes mellitus e a Síndrome de Down.

O diagnóstico clínico não é difícil para os casos com localização típica de siringoma, devido a sua clínica característica. No entanto, quando não há envolvimento facial típico, outras doenças de acometimento axilar devem ser descartadas, como doença de Darier, Fox-Fordyce,  Hailey-Hailey, verruga plana e queratose pilar.

Os tratamentos são para fins estéticos e incluem ácido tricloroacético, crioterapia, eletrocirurgia, excisão com microtesouras, laser de CO2.



Conclusão