Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 505-3

Dermatologia Jovem - Investigação


505-3

Dermatofibrossarcoma Protuberans : Relato de um caso exuberante

Autores:
Luciana Matos Oliveira Isabella1, Márcia Gabrielle Bonfim Côrtes1, Daniela Nascimento Andrade1, Fabiola Leal Silva1
1 HUPES- UFBA - Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Introdução

O Dermatofibrobrosarcoma protuberans (DFSP) é um sarcoma dermico, com cresimento indolente e infiltrativo. Apresenta altos índices de recidiva local e baixo risco de metástase.1



Métodos

O presente estudo mostra um caso de dermatofibrosarcoma,  no qual o atraso do diagnóstico e a falta de abordagem adequada, conferem a extensão exuberante da lesão.



Resultados

Paciente, feminina, 44 anos, com lesões em tórax há 22 anos em aumento progressivo. Ao exame apresentam múltiplas lesões nodulares hipercrômicas, alguns de aspecto queloidiano e coalescentes sobre uma extensa placa com bordas irregulares e bem delimitadas no tórax anterior direito, entendendo-se da mama até região cervical. Realizado biópsia e confirmado o diagnóstico de DFSP. Em Tomografia Computadorizada de tórax e região cervical não foi evidenciado invasão para outros tecidos.



Discussão

O diagnóstico da DFSP é feito através da histopatologia da lesão suspeita.1,2 É formado por células fusiformes, principal marcador imunohistoquimico é positividade para CD34. A ressecção cirúrgica com margem ampla é o tratamento padrão outro, sendo a Cirurgia Micrográfica de Mohs a mais indicada. Algumas características favorecem o atraso no diagnóstico: aspecto benigno, localização variavel, cresimento lento, ausência de sintomas locais e aparecimento em pacientes mais jovens.



Conclusão

Esses pacientes requerem acompanhamento em longo prazo para monitorar recidiva local.