Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 502-1

Dermatologia Jovem - Investigação


502-1

Relato de caso: tratamento cirúrgico de Porocarcinoma.

Autores:
Isabella de Paula Eleutério1, Ana Lúcia Osório Marocolo de Sousa1, Jules Rimet Borges1, Camilla de Barros Borges1, Lívia de Vasconcelos Nasser Caetano1, Bábara Álvares Salum Ximenes1
1 HC/EBSHER - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo:
Introdução

O porocarcinoma é um adenocarcinoma raro da linhagem écrina das glândulas sudoríparas, que pode vir associado ao poroma, variante benigna. Acomete principalmente face e extremidades, predomina em idosos. Exibe alto potencial de recorrência e de metástases locais e à distância. 



Métodos

Revisão de prontuário, descrição de procedimento cirúrgico e imagens de pré-operatórios e pós-operatório.



Resultados

Homem, 63 anos, queixa-se de lesão em perna esquerda há quatro anos de crescimento rápido há oito meses. Ao exame apresenta placa eritematosa, infiltrada e exulcerada de seis centímetros no maior diâmetro em região medial de tornozelo esquerdo. Realizada biópsia com histopatológico favorecendo o diagnóstico de porocarcinoma.



Discussão

A ressecção cirúrgica com margens cirurgicas é a terapia inicial mais utilizada. Optamos pelas ressecção com margens de 0,8 cm e cicatrização por segunda intenção. Paciente evolui com infecção de ferida operatório tratada com cefalexina.



Conclusão

Paciente evoluiu com cicatrização por segunda intenção sem sinais de recidiva no seguimento de seis meses.