Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 491-3

Dermatologia Jovem - Investigação


491-3

TRATAMENTO DE CICATRIZES ATRÓFICAS DE ACNE COM MICROAGULHAMENTO: RELATO DE CASO

Autores:
Tamy Oishi1, Jessica Shen Tsy Wu Kim1, Marta Barros de Souza1, Milvia Maria Simões e Silva Enokihara1, Fabíola Rosa Picosse1, Marco Alexandre Dias da Rocha1
1 EPM - UNIFESP - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
Introdução

Acne é uma condição muito prevalente na população e está relacionada a cicatrizes que causam um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Descrevemos a seguir um caso de cicatriz de acne tratada satisfatoriamente com microagulhamento.



Métodos

Paciente do sexo masculino, 23 anos, com quadro prévio de acne e queixa de cicatrizes inestéticas. Realizado teste terapêutico com microagulhamento na região paravertebral esquerda.



Resultados

Comparando as fotos pré e 40 dias pós procedimento notamos melhora significativa do aspecto das cicatrizes e alto grau de satisfação do paciente.



Discussão

O microagulhamento oferece a vantagem de preservar a epiderme enquanto promove a produção de colágeno. Se destaca por ter menor tempo de recuperação e menor risco de complicações quando comparado com outras técnicas de resurfacing. Os efeitos adversos frequentemente relatados são eritema transitório, edema e dor. Uma revisão recente concluiu que no geral, sua eficácia, segurança, e facilidade de uso, tornam o microagulhamento uma boa alternativa a ser considerada.



Conclusão

A literatura atual sugere que o microagulhamento seja eficaz no tratamento de cicatrizes atróficas de acne, no entanto, a evidência é limitada, pois baseia-se em estudos heterogêneos predominantemente observacionais