Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 366-2

Dermatologia Jovem - Investigação


366-2

Melanoma acral em região interdigital simulando intertrigo micótico.

Autores:
Brenda Fernanda Souza Soares1, Luciana Matos Oliveira Isabella1, Aline Soares Garcez1, Luana Ferraz Fonseca1, Catarina Neves Portella Lopes1, Fabíola Leal Silva1
1 HUPES - Hospital Universitário Professor Edgar Santos

Resumo:
Introdução

A localização interdigital do melanoma constitui a apresentação mais rara do subtipo acral. 1 O melanoma lentiginoso acral (MLA) representa 2-10% dos casos de melanoma, segundo dados de 2017 da Sociedade Americana de Câncer. 2,3 A planta dos pés representa até 73% dos casos e a incidência é principalmente na 7ª década .2,4



Métodos

Paciente 73 anos, feminina, fototipo III, cursando com mácula acastanhada entre 3º e 4º pododáctilo esquerdo e maceração de permeio que não soube precisar tempo. Micológico direto e cultura para fungos foram negativos, bem como primeira biópsia não evidenciou malignidade. Foi realizada uma segunda biópsia, verificando melanoma in situ tipo lentiginoso acral.



Resultados

Ressaltamos a topografia incomum de melanoma acral, assim como a presença de maceração que poderia simular diagnóstico de intertrigo micótico. A paciente foi encaminhada para cirurgia oncológica.



Discussão

O MLA é o tipo histopatológico mais prevalente na localização acral. Há diversos diagnósticos diferenciais nesta topografia, dentre eles tinea pedis, como verificado neste caso. O diagnóstico só foi possível devido alta suspeição clínica que levou a repetição da biópsia.



Conclusão

O melanoma acral apresenta diagnóstico por vezes tardio, podendo simular outras patologias benignas. O exame dos pés deve ser uma rotina de modo a possibilitar tratamento precoce.