Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 365-1

Dermatologia Jovem - Investigação


365-1

Excisão com margem comprometida de carcinoma basocelular no sulco nasolabial evoluindo com recidiva na mucosa oral

Autores:
Luana Silva Martins1, Thais Alves Ferreira1, Diogo Hiroshi Mizumoto1, Michelle Morais Romão1, André Luiz Simião1, Bogdana Victoria Kadunc1
1 PUCCAMPINAS - Pontificia Universidade Católica de Campinas

Resumo:
Introdução

O carcinoma basocelular (CBC) é a neoplasia cutânea mais comum e apesar das baixas taxas de mortalidade e rara ocorrência de metástase, pode apresentar comportamento invasivo local, destruir estruturas adjacentes e recidivar após o tratamento.



Métodos

Paciente, 83 anos, apresentava nodulação na mucosa labial direita há 5 meses. Dois anos antes, teve diagnóstico de CBC sólido expansivo no sulco nasolabial direito, submetido à excisão, porém com margens comprometidas na profundidade.



Resultados

O estudo anatomopatológico do nódulo evidenciou CBC sólido expansivo, optou-se por exérese com margem de 4 mm e fechamento primário, com bom resultado estético e funcional. As margens cirúrgicas apresentaram-se livres.



Discussão

O CBC ocorre frequentemente em áreas fotoexpostas, sendo raro o acometimento primário da mucosa oral. O comportamento infiltrativo levou a recidiva através de lesão na mucosa, evidenciando a malignidade local do CBC.

A taxa de recidiva nas exéreses com margens comprometidas varia de 15% a 67%, a margem lateral é mais envolvida, porém a recorrência aumenta quando a profunda encontra-se comprometida.



Conclusão

Relatamos quadro de recidiva após excisão incompleta de CBC, através da mucosa oral, sem lesões cutâneas.

O diagnóstico precoce permitiu a exérese com margens cirúrgicas livres, e apesar da dificuldade da localização, manter a funcionalidade e resultado estético satisfatório.