Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 349-18

Mini-comunicação


349-18

Crioterapia intralesional para tratamento de angioma

Autores:
Dâmia Kuster Kaminski Arida2, Laila Djensa Souza dos Santos2, Felipe Bochnia Cerci1, Flávia Trevisan1
1 HC-UFPR - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 2 HUEM - Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Resumo:
Introdução

O angioma é uma lesão de origem vascular que apresenta como opções terapêuticas crioterapia, laser, curetagem e eletrocirurgia. A crioterapia intralesional é amplamente utilizada para o tratamento de queloides, mas seu uso para lesões vasculares nunca foi descrito.



Métodos

Paciente masculino de 70 anos, com nódulo eritemato-violáceo de 10 x 8 mm em região parietal direita, compatível clínica e dermatoscopicamente com angioma. Realizada crioterapia intralesional, um ciclo de 60 segundos de congelamento com agulha 40 x 1,2 mm transfixada na lesão paralelamente a pele (Figuras 1 e 2).



Resultados

Houve sangramento discreto durante o procedimento, rapidamente contido com compressão local. No pós-operatório, evoluiu sem sangramento ou dor. Após 21 dias, houve cicatrização completa, e o seguimento tardio demonstrou discreta hipocromia local (Figura 3).



Discussão

A crioterapia intralesional demonstrou ser mais eficaz e com menor tempo de recuperação do que a crioterapia convencional ou de contato para o tratamento dos queloides. Como método de tratamento de lesões vasculares, o presente caso demonstrou que isso pode ocorrer também para estas lesões.



Conclusão

Sugerimos essa técnica como opção de tratamento para lesões vasculares exofíticas, com mínimo risco de complicações, baixíssimo custo e boa aplicabilidade.