Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 330-3

Mini-comunicação


330-3

Tratamento de hidradenite supurativa com microinfusão de 5-fluorouracil utilizando máquina de tatuagem

Autores:
Fernanda Margonari Cabral Canêdo1, Eugênio Galdino de Mendonça Reis Filho1, Carmélia Matos Santiago Reis1, Paola Borges Eckstein Canabrava1, Mayara Souza Martins1, Amanda Valença de Melo Quadrado1
1 HRAN / SES-DF - Serviço de Dermatologia do Hospital Regional da Asa Norte

Resumo:
Introdução

Hidradenite supurativa é uma doença inflamatória crônica que acomete ambos os sexos, sem predileção racial. Apesar de não ter fisiopatologia bem definida, acredita-se que decorra da obstrução primária do folículo piloso, seguida da infecção secundária das glândulas apócrinas. Afeta áreas flexurais da pele, tais como axila, região inframamária e inguinal.



Métodos

Indivíduo 20 anos, portador de hidradenite, refratário a antibioticoterapia tópica e sistêmica, isotretinoína oral, Infliximabe e ressecção cirúrgica. Realizado 02 sessões de microinfusão de 5-fluorouracil em região inguinal bilateralmente utilizando máquina de tatuagem, com intervalo de 03 meses. A técnica de microinfusão de medicamento na pele - MMP® consiste na microinfusão de medicamentos associado ao procedimento de microagulhamento, utilizando aparelho de tatuagem e agulhas apropriadas descartáveis e estéreis.



Resultados

Melhora significativa da inflamação e elasticidade da pele, com consequente repigmentação da área tratada. Relato de leve desconforto durante o procedimento, sem eventos adversos. Ausência de recidiva nos 24 meses posteriores de seguimento.



Discussão

A hidradenite tem caráter recidivante e, muitas vezes, é um desafio terapêutico. Novas técnicas podem ser necessárias para controle do quadro.



Conclusão

Trata-se de doença de impacto psicológico com prejuízo funcional. É necessário, assim sendo, uma terapêutica eficaz. A microinfusão de 5-fluorouracil foi uma técnica segura com resultado excelente.