Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 313-1

Dermatologia Jovem - Investigação


313-1

Eletrocirurgia: ainda uma ótima opção cirúrgica para rinofima

Autores:
Fabiana De Mari Scalone1, Luciana Rigolin Mazoni Alves1, Ricardo Hirayama Montero1, Théo Nicolacópulos1, Clarissa Patias Lena Urquiza Veloso1, Rogério Nabor Kondo1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Introdução

Rinofima caracteriza-se por inflamação crônica dos tecidos do nariz com alteração da textura, cor e vascularização, resultando em crescimento exofítico irregular, o que pode ocasionar deformidade completa do nariz. Este trabalho relata dois casos da dermatose abordados cirurgicamente com resultados bastante satisfatórios.



Métodos

Analisou-se resposta terapêutica de dois casos de rinofima, atendidos no Ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina. Realizado shaving com eletrocautério, modo corte, da superfície  nasal, com preservação do tecido cartilaginoso. A hemostasia foi feita com eletrocoagulação. Realizado limpeza com soro fisiológico e optado por cicatrização por segunda intenção.



Resultados

Os pacientes apresentaram evolução bastante favorável, sem complicações e relataram grande satisfação com o procedimento.



Discussão

Há diversas formas de abordagem cirúrgica do rinofima. A eletrocirurgia é o foco deste trabalho. Suas vantagens são simplicidade da técnica e baixo custo dos materiais. Maior complicação é o sangramento no ato cirúrgico. Os casos descritos corroboram os bons resultados obtidos com a técnica.



Conclusão

O tratamento do rinofima pode ser realizado por várias modalidades, sendo o cirúrgico de fácil aplicabilidade, baixo custo e boa repercussão cosmética. O uso do eletrocautério mostra-se como opção, com desfechos muito satisfatórios, como os casos apresentados.