Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 303-1

Dermatologia Jovem - Investigação


303-1

Síndrome de Melkersson-Rosenthal: manifestação clássica de uma doença rara

Autores:
Michelle Morais Romão1, Diogo Hiroshi Mizumoto1, Juliana Mazzuia Guimarães1, Luana Silva Martins1, Stephanie Selma Barros Langen1, Bogdana Victoria Kadunc1
1 PUC CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo:
Introdução

A Síndrome de Melkersson-Rosenthal é uma doença neuromucocutânea de causa idiopática, caracterizada pela tríade: paralisia facial idiopática, língua plicada e edema orofacial recorrente.  Rara, acomete principalmente mulheres entre25 e 40 anos, de maneira esporádica.



Métodos

Relatamos o caso de uma paciente de 55 anos com episódios recorrentes de edema labial há 3 anos, sem regressão completa, histórico pessoal de paralisia facial há 10 anos que ao exame físico apresentava macroglossia e língua plicada.



Resultados

O diagnóstico foi feito através do quadro clínico característico e o tratamento iniciado com Minociclina e infiltrações com triancinolona, porém com pouca resposta.



Discussão

A tríade completa é rara, tem evolução crônica, com períodos de surtos e remissões e ocorre instalação permanente do edema após certo número de episódios. Sintomas sistêmicos são raros.

A fisiopatologia não esta completamente elucidada. Há discrição de associação com diversas doenças e algumas substâncias, como chocolates, aditivos alimentares, canela e benzoatos.

O diagnóstico é clínico e o tratamento é controverso, com resultados incertos. Nos casos de deformidades permanentes pode-se recorrer à correção cirúrgica.



Conclusão

Deve-se sempre considerar esta síndrome em todo pacientes com edema facial permanente ou com duração maior do que 7 dias, pois o tratamento precoce evita deformidades.