Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 266-4

Mini-comunicação


266-4

Retalho em ilha para reconstrução de sobrancelha

Autores:
Manoel Gomes Filho Neto1, Juliana Câmara Mariz1, Norami de Moura Barros1, Bárbara de Oliveira Martins 1, Maria de Oliveira Buffara1, Solange Cardoso Maciel Costa Silva1
1 HUPE - UERJ - Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo:
Introdução

A reconstrução de defeitos faciais é desafiadora, devido a sua importância cosmética e a escassez de pele adjacente em determinadas regiões da face. O retalho em ilha é uma opção de reconstrução que pode resultar em bons resultados nessa região. 



Métodos

Paciente do sexo feminino com nevo melanocítico congênito ocupando dois terços laterais da sobrancelha direita. Na região do ramo frontal da artéria temporal, no couro cabeludo, desenhou-se o retalho com o formato da futura sobrancelha, com medição correta para um encaixe perfeito. Foi feito um túnel subcutâneo através do qual o retalho em ilha foi passado para ser posicionado na região da sobrancelha de onde fora retirado o nevo.



Resultados

Ausência de cicatriz entre o couro cabeludo e a sobrancelha, não houve complicações, nem distorção da anatomia, havendo apenas a necessidade de aparar os pelos periodicamente.



Discussão

Reconstruir a sobrancelha pode ser particularmente difícil, pois os locais doadores devem ter folículos pilosos, textura e qualidade sebácea semelhantes a área receptora. Diferentes técnicas de reconstrução são descritas mundialmente. Os retalhos em ilha são tecnicamente difíceis e a dissecção do pedículo é lenta. Se realizados com cautela, complicações são evitadas.

 



Conclusão

A técnica descrita pode ser reproduzida em procedimentos cirúrgicos nessa região com bons resultados.