Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 225-4

Dermatologia Jovem - Investigação


225-4

Retalho interpolado para correção de defeito cirúrgico em hélice

Autores:
Helena Recart Costa1, Danilo Augusto Teixeira1, Dillays Raydylayde Silva Siqueira1, Nayana Chaves Aveiro1, Izabella Cristina Cardozo Bomfim1,1, Ana Flávia Moura Mendes1
1 HDT - Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad

Resumo:
Introdução

O tratamento de escolha para o carcinoma basocelular (CBC) é a exérese cirúrgica, que gera um defeito no local. O retalho de interpolação é um método útil para correção de defeitos cirúrgicos amplos que não permitem fechamento primário. A pele da região adjacente é utilizada e deixado um pedículo vascular para suprimento do retalho até que haja neovascularização entre o retalho e o leito receptor, o que ocorre em cerca de três semanas. 



Métodos

Revisão de prontuário para relato de caso. 



Resultados

Paciente, sexo masculino, 61 anos, fototipo III, com CBC em pavilhão auricular esquerdo envolvendo região superior da hélice e anti-hélice. Optou-se pela cirurgia convencional para tratamento. A lesão foi demarcada e realizada margem de 4mm, gerando um defeito de 8mm em seu maior diâmetro. Para correção, fez-se retalho interpolado de região retroauricular, com secção do pedículo vascular após 3 semanas. Houve ótimo resultado final.



Discussão

Resultados adequados na correção de defeitos cirúrgicos na região auricular dependem de vários fatores, sendo fundamental a escolha de técnica adequada e o treinamento para sua execução.



Conclusão

O retalho interpolado é uma opção muito vantajosa para correção de defeitos cirúrgicos grandes em pavilhão auricular, por preservação de sua estrutura com resultado estético adequado.