Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 225-1

Dermatologia Jovem - Investigação


225-1

Retalho de Mustardé Simplificado Para Correção de Ectrópio Cicatricial

Autores:
Dillays Raydylayde Silva Siqueira1, Danilo Augusto Teixeira1, Helena Recart Costa1, Ana Paula do Nascimento Coutinho1, Izabella Cristina Cardozo Bomfim1, Grasielle Silva Santos1
1 HDT - Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad

Resumo:
Introdução

A exérese de tumores cutâneos é uma das causas mais comuns de defeitos palpebrais. O carcinoma basocelular corresponde a cerca de 90% dos casos de tumores nesta região, localizado principalmente na pálpebra inferior ¹. O ectrópio representa a principal complicação pós operatória dos enxertos de pele para reconstrução nesta topografia, sendo o retalho Mustarde uma das opções de correção ².



Métodos

Paciente 61 anos, submetido à excisão de carcinoma basocelular sólido nodular recidivado em pálpebra inferior com extensão para região malar direita, reconstruído com enxerto de pele em segundo tempo após resultado de biópsia com margens livres, e complicando posteriormente com ectóprio. Como terapêutica foi realizado o retalho de Mustarde Simplificado.



Resultados

Paciente evoluiu com boa resposta ao tratamento do ectrópio e do carcinoma basocelular.



Discussão

Mustarde simplificado trata-se de um retalho de rotação usado em casos de defeitos em pálpebras inferiores, pois a linha de tensão também é horizontal distribuída no defeito primário e no secundário. Entretanto, devido a necessidade de serem até quatro vezes maiores que o defeito primário, prolongam a extensão da cicatriz³.



Conclusão

Apesar de opção terapêutica, as reconstruções palpebrais com enxertos devem ser evitadas, devido às contrações primárias e secundárias, que podem levar ao ectrópio. Sendo o retalho de Mustarde uma boa indicação terapêutica nesses casos.