Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 223-2

Dermatologia Jovem - Investigação


223-2

Onicopapiloma: um relato de caso

Autores:
Gabriel Martinez Andreola1, Carlos Augusto Silva Bastos1
1 CHC - UFPR - Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Resumo:
Introdução

Onicopapiloma é uma neoplasia benigna do leito ungueal e da matriz distal, descrito pela primeira vez em 1995, por Baran e Perrin, que identificaram uma nova entidade que se apresentava clinicamente como banda longitudinal ungueal localizada e hiperqueratose subungueal. A maioria dos casos ocorre em adultos.



Métodos

Ilustrar um caso típico de onicopapiloma atendido em um Serviço de referência em Dermatologia



Resultados

Paciente feminina, 46 anos, sem comorbidades, apresentava onicólise (Figura 1) e eritroníquia (Figura 2) em unha de hálux direito com dois anos de evolução. Foi submetida a biópsia excisional da lesão com diagnóstico anatomopatológico de onicopapiloma em fevereiro de 2018. Procedimento realizado sem intercorrências. Paciente em seguimento ambulatorial assintomática.



Discussão

Mais comumente, o onicopapiloma se apresenta como eritroníquia longitudinal, mas pode cursar com leuconiquia e melanoníquia, em pacientes com fototipos altos. Também pode cursar com hemorragias em estilhaço, queratose subungueal e onicólise distal. Geralmente indolor e com acometimento monodáctil. O diagnóstico clínico pode ser auxiliado pelo clipping e pela dermatoscopia, porém a análise histopatológica é que fornece o diagnóstico definitivo.



Conclusão

Este relato objetiva auxiliar a identificação e diagnóstico deste tumor, que todo dermatologista deve ser capaz de reconhecer corretamente.