Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 192-3

Dermatologia Jovem - Investigação


192-3

Ceratoacantoma plantar: relato de caso com apresentação exuberante

Autores:
Cecília Anatriello dos Santos1, Bárbara Hartung Lovato2, Cacilda da Silva Souza1
1 HCFMRP/USP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2 HC/UNICAMP - Hospital das Clínicas da Unicamp

Resumo:
Introdução

O ceratoacantoma é uma neoplasia cutânea de células escamosas, com rápido crescimento e frequente involução espontânea. Classicamente, afeta áreas pilosas e fotoexpostas e acomete homens de meia-idade. Os relatos de ceratoacantomas isolados em pele glabra são raros, com 4 casos descritos em superfície plantar. 



Métodos

Trata-se de relato de caso realizado a partir de revisão de prontuário médico.



Resultados

Paciente do sexo masculino, 44 anos, com história de lesão plantar dolorosa há três meses, de rápido crescimento. Apresentava lesão crateriforme de 4,1cm, com base eritematosa, infiltrada e hipercrômica e centro ulcerado e papilomatoso. Biópsia em cunha da borda e do centro da lesão evidenciaram neoplasia escamosa bem diferenciada com centro preenchido por queratina, compatível com ceratoacantoma. A lesão não apresentou regressão após a biópsia, tendo sido encaminhada para exérese.



Discussão

Tendo em vista a similaridade clínica e histológica do ceratoacanatoma com o carcinoma espinocelular, o diagnóstico diferencial com esta patologia, em especial o Epitelioma Cuniculatum, pode ser desafiadora. No presente caso a história natural da doença e o exame histopatológico corroboraram a hipótese diagnóstica de ceratoacantoma.



Conclusão

Relata-se o caso de ceratoacantoma único e gigante em região plantar pela raridade de sua apresentação em pele glabra.