Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 168-6

Dermatologia Jovem - Investigação


168-6

Nevo epidérmico verrucoso: relato de caso e tratamento cirúrgico realizado

Autores:
Hitalo Siqueira1, Paulo Souza1, Marina Boa1, rita almeida1, vanessa mazala1, mariana rocha1
1 HFB - Hospital Federal de Bonsucesso

Resumo:
Introdução

O nevo verrucoso epidérmico é uma neoplasia cutânea benigna originado da hiperplasia de componentes epidérmicos. Surgem em 80% dos casos no primeiro ano de vida, podendo ocorrer na vida adulta. Existem diversos tratamentos, descrevemos um caso no qual optamos pelo tratamento cirúrgico da lesão.



Métodos

Paciente, feminino, 42 anos, apresentando lesão em região genital desde a infância. Ao exame, placa verrucosa na região genital acometendo púbis e grande lábio direito de  8x3cm, com lesões satélites em sua porção superior em um arranjo linear, além de porção exofitica pedunculada em sua porção inferior(Figura 1). após confirmação do diagnóstico de nevo verrucoso epidérmico com biópsia, Optamos por tratamento cirúrgico com shave lâmina 15, paralelo à pele nas lesões satélites da parte superior, e excisão da lesão em bloco até o subcutâneo no restante da lesão.



Resultados

Observamos bom resultado estético e funcional com o tratamento(figura 2: 15 dias após, figura3: 2 meses após).



Discussão

O tratamento do Nevo Epidérmico Verrucoso é realizado por razões estéticas, uma vez que estas lesões raramente tornam-se malignas. As diversas modalidades de tratamento estão associadas à altas taxas de insucesso pelas recorrências ou cicatrizes inestéticas.



Conclusão

O tratamento cirúrgico pode ser uma opção terapêutica para o nevo epidérmico verrucoso.