Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 168-3

Dermatologia Jovem - Investigação


168-3

Retalho de avanço do tipo A-T para reconstrução de ferida operatória no dorso e ponta nasais

Autores:
Hitalo Siqueira1, Curt Treu1, Felipe Carvalho1, Amanara Silva1
1 HFB - Hospital Federal de Bonsucesso

Resumo:
Introdução

A reconstrução de defeitos cirúrgicos decorrentes da excisão de neoplasias na região nasal é um grande desafio devido à sua importância funcional e estética. Descrevemos a utilização de um retalho A-T para ferida operatória no dorso e ponta nasal.



Métodos

 Paciente branca de 50 anos apresentando dois carcinomas basocelulares em dorso e ponta nasis, ambos do tipo nodular (figura 1). Os defeitos cirúrgicos finais se uniam, ficando seu maior eixo na posição longitudinal. Foi realizado retalho de avanço do tipo AT para fechamento dos dois defeitos cirúrgicos simultaneamente, utilizando-se incisão nos sulcos alares para avanço bilateral (figuras 2 e 3: durante e no término da cirurgia, respectivamente).



Resultados

Houve boa integração do retalho à área receptora e bom aspecto cosmético. (figuras  4 e 5: Uma semana após a cirurgia).



Discussão

O Retalho A-T é classificado como avanço bilateral, de acordo com seu movimento  principal em direção à área do defeito. Tal modalidade posiciona as incisões nos sulcos alares que são junções de subunidades nasais, maximizando a camuflagem das cicatrizes para um melhor desfecho estético.



Conclusão

A utilização de retalho de avanço A-T pode ser levado em consideração para correção de defeitos cirúrgicos que acometam a ponta nasal e proximidades.