Imprimir


XXXI Congresso Bresileiro de Cirurgia Dermatológica
Resumo: 168-2

Dermatologia Jovem - Investigação


168-2

Associação de retalhos de rotação (rieger) e transposição (limberg) em dois pacientes com defeitos cirúrgicos na região nasal

Autores:
Hitalo Siqueira1, Paulo Souza1, Felipe Carvalho1, Amanara Silva1, Christiane Dos Santos1
1 HFB - Hospital Federal de Bonsucesso

Resumo:
Introdução

Os Retalhos combinados consistem na associação de técnicas, que podem ser empregadas no fechamento de defeitos cirúrgicos. Iremos demonstrar a realização da associação de retalho de rotação(rieger) e transposição(limberg) em dois pacientes com defeitos cirúrgicos na região nasal.



Métodos

Foram realizados dois retalhos combinados de rotação (rieger) com limberg em 2 pacientes com defeitos cirúrgicos acometendo nariz. O Primeiro defeito acometendo dorso e parede lateral nasais de 3cm comprimento por 2cm de largura(figura 1), o segundo acometendo asa esquerda e dorso nasais de 4cm de comprimento por 2cm de largura aproximadamente(figuras 2 e 3).



Resultados

Observamos bons resultados estéticos e funcionais nos dois pacientes(figura 4 e 5).



Discussão

No primeiro caso o retalho de rotação(rieger) cobriu o defeito no dorso nasal, enquanto o de transposição(limberg) cobriu a parede lateral, já no segundo caso o retalho de transposição cobriu a asa nasal. A vantagem da combinação de técnicas é promover maior mobilidade dos tecidos e menor tensão nas bordas da ferida, além de utilizar tecidos próximos ao defeito com cor e textura semelhantes, o que é importante quando o defeito acomete subunidades estéticas diferentes.



Conclusão

A combinação de retalhos pode ser uma boa alternativa para defeitos nasais acometendo mais de uma subunidade estética.